Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

E05/08 - CURSO DE NEGOCIAÇÃO E DEFESA DA DÍVIDA BANCÁRIA





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 18 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quartas-feiras)
Data de início: 02/03/2016
Data de término: 06/04/2016

 

Período: Início 02/03/2016 – Término 06/04/2016

Horário: Das 9 às 12 horas (quartas-feiras)

Coordenação: Paula Cristina Lippi Pereira de Barros

Valor Total do investimento R$ 300,00 (Incluso valor de matrícula)

Programa:

Aula 1 –
Introdução ao estudo da dívida - Serão abordados: conceitos e diferenciações que envolvem a dívida; estudo dos tipos contratuais que conferem crédito (como a abertura de crédito/cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, empréstimo consignado, crédito direto ao consumidor, leasing, consórcio) e as possíveis garantias contratuais. Analisaremos o ciclo de crédito para compreender como ocorre a concessão do crédito no sistema bancário; os sistemas de proteção ao crédito e a necessidade de educação financeira do devedor.
Objetivo: Aluno consolidará conceitos jurídicos e econômicos e identificará estratégias importantes para a negociação e a defesa das dívidas bancárias.

Aula 2 – Negociação da dívida - Estudaremos os tipos e etapas da negociação da dívida. Serão identificados e analisados os argumentos, ações e posturas do negociador da dívida bancária. Simularemos uma real negociação para proporcionar a vivência dos alunos.
Objetivo: Proporcionar conhecimento e prática na negociação de dívidas bancárias, principalmente apresentando argumentos específicos da área, que possibilitem ao aluno definir estratégias para a negociação da dívida.

Aula 3 – Cobrança da dívida – Parte 1 - De forma dinâmica, analisaremos o processo judicial de “cobrança da dívida bancária”, mais especificamente a ação de execução e a consequente penhora de bens; a ação de busca e apreensão de bens e a ação de reintegração de posse.
Objetivo: Conferir e consolidar o conhecimento do aluno sobre o processo judicial para proporcionar uma defesa da dívida segura e consistente, bem como identificar momentos oportunos de negociação com o banco.

Aula 4 – Cobrança da dívida – Parte 2 - Analisaremos, em especial, o processo extrajudicial de expropriação do bem imóvel decorrente da alienação fiduciária de imóvel em garantia e da cédula hipotecária. Discutiremos questões controvertidas no âmbito da alienação fiduciária de imóvel em garantia e possíveis deslindes.
Objetivo: Conferir e consolidar o conhecimento do aluno sobre o processo extrajudicial para proporcionar uma defesa da dívida segura e consistente, bem como identificar momentos oportunos de negociação com o banco.

Aula 5 - Defesa da dívida – Parte 1 - Estudo dos argumentos jurídicos que poderão ser utilizados em ações de revisão contratual em defesa do cliente demandado pelo credor, inclusive abordando conceitos sobre juros e capitalização.
Objetivo: Identificar as situações e as respectivas teses jurídicas que permitam discutir a cobrança da dívida bancária no âmbito judicial.

Aula 6 - Defesa da dívida – Parte 2 - Analisaremos medidas judiciais diversas em complementação à ação de revisão contratual ou que fazem parte do planejamento estratégico do devedor.
Objetivo: Identificar as situações que complementem a ação de revisão contratual e consolidar o planejamento estratégico do devedor no âmbito processual

Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Paula Cristina Lippi Pereira de Barros


Minicurriculo: Certificação Profissional em Compliance Anti-Corrupção LEC/FGV. Mestre, Especialista em Contratos e Graduada em Direito pela PUC/SP. Compliance - INSPER/SP. Coordenadora do Nu´cleo Tema´tico de Compliance da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Atuação em Programas de Compliance em empresas privadas, investigações, Due Diligence, Treinamentos e Governança Corporativa. Membro da Comissão de Estudos de Compliance da OAB/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE. Membro do Compliance Women Committee. Fundadora da Compliance Transforma Consultoria e Treinamentos. Professora ESA; EPD; AASP e IBMEC. Palestrante e autora de diversos artigos publicados.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL