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Cursos

01MSV/01 - Inovação da Prática Acadêmica com o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados, Professores e Coordenadores de Cursos de Direito e demais interessados na docência universitária.
Carga horaria: 15 Horas.
Período: Das 14 às 17 horas (terças-feiras)
Data de início: 20/03/2018
Data de término: 17/04/2018

 

Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares) - Telefone: (11) 3291 - 8314 Horário de Funcionamento das 8 às 17 horas.

 

Período: Início 20/03/2018 - Término 17/04/2018

Horário: Das 14 às 17 horas (terças-feiras)
 
Coordenação: Antonio Sávio da Silva Pinto
 
Valor Total do investimento: R$ 400,00 (Incluso valor de matrícula)
 
Objetivo Geral: Conhecer, experimentar e avaliar as experiências de aplicação de meto-dologias ativas de aprendizagem no contexto da área de saber do Direito.
 
Objetivos Específicos: 
1. Conhecer, com densidade, o embasamento teórico e os procedimentos de aplica-ção de metodologias ativas de aprendizagem.
2. Analisar as fases que compõem cada um dos procedimentos de aplicação de me-todologias ativas de aprendizagem.
3. Adaptar aos contextos específicos da aprendizagem da área de saber do Direito, da educação brasileira, os atos identificáveis em cada uma das fases dos procedimen-tos das metodologias ativas.
 
Programa:
 
Aula 01: Tema:  Inovação, tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem.
Aula introdutória com a reflexão a respeito da necessidade de inovação acadêmica e do uso das novas tecnologias para a educação. É construído também o conceito de "metodo-logias ativas de aprendizagem”.
 
Aula 02: Tema:  Peer Instruction (Instrução entre os pares)
Metodologia trazida para o Brasil da Harvard University e adaptada para os cursos de gra-duação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 03: Tema: TBL (Team-Based Learning/Aprendizagem baseada em times)
Metodologia trazida para o Brasil da UCM e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 04: Tema: Case Study (Estudo de caso)
Metodologia trazida para o Brasil da Escola de Negócios de Harvard e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 05: Tema: TPS (Think-Pair-Share/Pense, emparelhe, compartilhe)
Metodologia trazida dos EUA para o Brasil. Nos EUA é utilizada para o ensino de Língua Inglesa e foi adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Metodologia: Aulas exposititvas dialogadas, simulação das metodologias ativas listadas no conteúdo programático, aplicadas ao contexto de aprendizagem para a área do Direito.
 
Bibliografia Básica:
 
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2009. 
 
BUENO, M.; KOEHLER, S.; SELLMANN, M.; SILVA, M.; PINTO, A. Inovação didática  - projeto de reflexão e aplicação de metodologias  ativas de Aprendizagem no ensino su-perior: uma experiência com “peer instruction”. IN: Janus, vol.9, número 15 (2012).
 
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
 
GIMENO SACRISTÁN, J.  Conciencia e acción sobre la práctica como liberación profesi-onal. In: IBERNÓN, F. (Org.). La formación permanente del professorado em los países de la CEE. Barcelona: ICE/ Universitat de Barcelona-Horsori, 1993.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Docência Universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. In D’ÁVILA, Cristina Maria (org). Ser Profes-sor na Contemporaneidade: Desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba, PR, CRV, 2a. ed., 2013
 
RIBEIRO GONÇALVES, F. Sucesso Académico no Ensino Superior. In: TAVARES, J. & SANTIAGO, R. A. (Orgs). Ensino Superior (In)sucesso académico. Porto: Porto Editora, Ltda. 2001.
 
SMITH, R.& COLDRON, J. Conditions for learning as a teacher. In: Journal of In-Service Education, vol 25, number 2. 1999.
 
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Antonio Sávio da Silva Pinto


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9737413545059202
Minicurriculo: Advogado,Doutorando em “Innovation in Engineering Education”, na UNESP de Guaratinguetá/SP,Especialista em Direito Penal e Processual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL.


Marcilene Rodrigues Pereira Bueno

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7310963921126569
Minicurriculo: Professora universitária,Mestre em Língua Portuguesa,programa de Língua Portuguesa, PUC/SP,Pesquisadora de metodologias ativas.




Valor do
investimento

R$400,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$400,00

2x de R$200,00 S/juros

3x de R$133,33 S/juros

4x de R$100,00 S/juros

Boleto Bancário

À vista R$400,00

2x de R$200,00 S/juros

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Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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