Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

O12/01 - TERCEIRO SETOR E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS – DESTAQUES DA “CONTRATUALIZAÇÃO” E REPASSE DE RECURSOS - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)
Data de início: 22/09/2016
Data de término: 13/10/2016
 
 
Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares)
 
 
Período: Início 22/09/2016 - Término 13/10/2016
 
Horário: Das 9 às 12 horas (quintas - feiras)
 
Coordenação: Lucia Maria Bludeni
 
Valor Total do investimento R$ 270,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
Objetivo Geral: Capacitar os participantes com ferramentas para o assessoramento e/ou gestão da relação de “contratualização” entre as organizações da sociedade civil (OSC) e a administração pública, envolvendo o repasse de recursos orçamentários para a execução das políticas sociais, com ênfase nas associações e na assistência social.
 
Objetivos Específicos: Proporcionar aos participantes informações que possibilitem a identificação de oportunidades profissionais para a atuação em organizações do terceiro setor e para o assessoramento de órgãos da administração pública em sua relação e “contratualização” com as organizações da sociedade civil (OSC);Fortalecer o terceiro setor e sua relação complementar com a administração pública no campo da execução das políticas sociais, por meio da formação de profissionais com competências específicas.
 
Ementa: Partilhar experiências vivenciadas pelo professor, visando o aprimoramento de competências dos participantes para sua atuação na relação de “contratualização” entre as organizações do terceiro e a administração pública, envolvendo o repasse de recursos destinados às políticas sociais.
 
Programa:
 
1ª aula – Terceiro Setor e as Políticas Públicas Sociais.
- Visão do terceiro setor: particularidades, lógica e matrizes das organizações sem fins lucrativos que integram o denominado terceiro setor.
- Objetivos fundamentais, direitos sociais e a configuração das Políticas Públicas Sociais e suas matrizes e diretrizes.
- Princípios administrativos: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
- Divergências, convergências, desafios e oportunidades na relação entre o poder público e as organizações da sociedade civil.
- Oportunidades e vantagens decorrentes da constituição de uma organização sem fins lucrativos e das restrições relacionados à sua atuação e gestão.
 
2ª Aula - Terceiro Setor: Regime Jurídico e Planejamento Técnico-Legal.
- Regime jurídico geral e especiais das organizações da sociedade civil (OSC);
- Natureza jurídica, finalidades, atividades e maneira de desenvolvê-las;
- Qualificações, certificações e inscrições; 
- Questões tributárias (benefícios e incentivos fiscais); 
- Fontes de financiamento e recursos humanos, financeiros e materiais; 
- Relação com o poder público e com os demais grupos de interesse; 
- Órgãos institucionais e dirigentes; gestão e prestação de contas.
 
3ª Aula - Políticas Públicas Sociais: Configuração, Regulamentação e Operacionalização.
- Sistemas, programas e serviços públicos.
- Arranjos federativos, os papeis do executivo, legislativo e judiciário e a atuação dos Conselhos de Políticas Públicas.
- Concepções, lógicas e perspectivas de gestão das políticas públicas sociais.
- Plano de Ação e questões orçamentárias.
- “Contratualização”: contratos, convênios, parcerias etc.
 
4ª aula - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).
- Cenário federal e estadual e o processo de regulação municipal.
- Destaques da legislação.
- Requisitos e providências das organizações da sociedade civil (OSC) e da administração pública para a celebração das parcerias.
 
Metodologia: O curso será desenvolvido por meio exposições e atividades que fornecerão aos participantes elementos teóricos e práticas.
 
Bibliografia Básica:
 
BARBOSA, Maria Nazaré Lins Barbosa e OLIVEIRA, Carolina Felippe. Manual de ONGS: guia prático de orientação jurídica. Rio de Janeiro: Editora FGV.
 
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. São Paulo: Ed. Atlas.
 
GASPARINI, Diogenes. Direito administrativo. São Paulo: Ed. Saraiva.
 
GRAZZIOLI, Airton e RAFAEL, Edson José: Fundações privadas: doutrina e prática. São Paulo: Ed. Atlas.
 
GRAZZIOLI, Airton; PAES, José Eduardo Sabo; SANTOS, Marcelo Henrique dos; FRANÇA, José Antonio de. Organizações da sociedade civil - associações e fundações: constituição, funcionamento e remuneração de dirigentes. São Paulo: Educ.
 
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais.
 
PAES, José Eduardo Sabo. Fundações e entidades de interesse social: aspectos jurídicos, administrativos, contábeis e tributários. Brasília: Brasília Jurídica.
 
PEREIRA, Rodrigo Mendes Pereira. Terceiro setor e religião: caridade, ética e direito na construção da cidadania. Curitiba: Editora Juruá.
 
_______. Dilemas da gestão pública habitacional: entre a gestão democrática e justa e a lógica financeira e privada, no contexto da cidade de Jundiaí-SP. Jundiaí: Editora In House.
 
SZAZI, Eduardo. Terceiro Setor: regulação no Brasil. São Paulo: Peirópolis.
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Lucia Maria Bludeni


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1818780150671036
Minicurriculo: Advogada, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Direito do Trabalho, especializada em legislação e gestão para organizações do Terceiro Setor. Coordenadora dos Cursos de Terceiro Setor da ESA/SP e professora. Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OABSP.


Rodrigo Mendes Pereira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7159668621922145
Minicurriculo: Advogado, consultor em terceiro setor e políticas sociais, professor e coordenador de cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/SP, palestrante e autor de livros e artigos. Graduado em direito pela USP, doutor em serviço social pela PUC-SP (Capes 7), mestre em ciências da religião com ênfase em terceiro setor pela PUC-SP (Capes 5), especialista no MBA Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP, com diversos cursos de extensões em terceiro setor e políticas sociais pela EAESP/FGV e pelo CEDEPE/PUC-SP, inclusive de “Multiplicadores MROSC” pelo Ministério do Planejamento (DETRV/SEGES/MP). Além de atuar em organizações do terceiro setor, exerceu em Jundiaí-SP cargos de Superintendente de fundação pública com “status” de Secretário Municipal de Habitação, de Secretário Municipal de Assistência Social e de Assessor do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), assim como foi membro de Conselhos de Políticas (assistência social e habitação). Membro fundador e Vice-Presidente da Comissão de Direitos do Terceiro Setor da OAB/SP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL