Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

O13/01 - Capacitação e Multiplicadores do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC – LEI 13.019/14) - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 17 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (terças e quintas-feiras) - Algumas aulas acontecerão das 9 às 13 horas
Data de início: 14/02/2017
Data de término: 07/03/2017

 

Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares) - Telefone: (11) 3291 - 8314 Horário de Funcionamento das 8 às 17 horas.

 

Período: Início 14/02/2017 - Término 07/03/2017 

Horário: Das 9 às 12 horas (terças e quintas-feiras) - Algumas aulas acontecerão das 9 às 13 horas
 
Coordenação: Lucia Maria Bludeni e Rodrigo Mendes Pereira
 
Valor Total do investimento: R$ 300,00 (Incluso valor de matrícula)
 
ATENÇÃO: O CURSO ACONTECERÁ DUAS VEZES POR SEMANA.
                    NÃO HAVERÁ AULA NO DIA 02/03/2017.
                               
 
OBSERVAÇÃO: AS TRÊS PRIMEIRAS AULAS ACONTECERÃO DAS 9 ÁS 12 HORAS E AS DUAS ÚLTIMAS DAS 9 ÁS 13 HORAS.
 
 
 
 
 
 
Objetivo Geral: No contexto dos processos de regulamentação e operacionalização em nível federal, estadual e municipal do denominado Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC – Lei 13.019/2014), capacitar os participantes com ferramentas para o assessoramento e/ou gestão da relação de “contratualização” (parceria) entre as organizações da sociedade civil (OSCs) e a administração pública para a execução das políticas sociais, tornando os participantes protagonistas e agentes multiplicadores do MROSC, com ênfase nos processos de implementação municipais.
 
Objetivos Específicos: Ao final do curso, o participante será capaz de:
a) conhecer e compreender os conteúdos da Lei 13.019/2014 (MROSC) e suas diferentes fases na gestão de parcerias (planejamento e transparência, seleção e celebração, execução, monitoramento e avaliação e prestação de contas);
b) facilitar os processos de regulamentação e implementação municipal do MROSC, atuando como agente multiplicador da agenda do MROSC;
c) facilitar processos de capacitação sobre gestão de parcerias dentro dos parâmetros do MROSC.
 
Ementa: Capacitar o participante sobre os conteúdos da Lei 13.019/2014 (MROSC) e suas diferentes fases na gestão de parcerias (planejamento e transparência, seleção e celebração, execução, monitoramento e avaliação e prestação de contas), tornando-o um agente multiplicador e facilitador nos processos de regulamentação e implementação municipal da Lei 13.019/2014 e na agenda do MROSC
 
Programa:
 
1ª aula – Panorama Geral e Repercussões da Lei 13.019/2014 (MROSC)
- Aspecto Gerais: esses aspectos também serão evidenciados na demais aulas do curso.
- Caracterização e cenário do MROSC
- Regime jurídico geral e especiais das organizações da sociedade civil (OSCs)
- Aspecto referentes à gestão administrativa das OSCs: “contratualização” (parcerias com a administração pública em geral), sustentabilidade (regime tributário e recursos privados) e certificações (títulos e certificados outorgado pelo Estado) 
- Destaques e desafios do MROSC, sob as perspectivas do órgão público, do órgão de controle e das OSCs
- Processos de regulamentação e operacionalização do MROSC
- Procedimentos no período de transição e aplicação subsidiária da Lei 13.019/2014 aos convênios e instrumentos congêneres.
 
2ª Aula - Planejamento e Transparência (fase 1) e Seleção e celebração (fase 2) – Parte 1
- Planejamento e Transparência (fase 1): PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse. Orçamento. Constituição de Comissão(ões) de Seleção e Comissão(ões) de Monitoramento e Avaliação; Capacitação.
- Plataforma eletrônica e SICONV
- Seleção e celebração (fase 2): Chamamento público, dispensa e inexigibilidade, emendas parlamentares. Resultado preliminar, fase recursal e resultado definitivo do processo de seleção. Convocação para celebração. Proposta. Plano de trabalho. Requisitos estatutários e documentais. Vedações. Atuação em rede.
 
3ª Aula - Planejamento e Transparência (fase 1) e Seleção e celebração (fase 2) – Parte 2
- Continuação da aula anterior.
 
4ª Aula – Execução (fase 3)
- Execução (fase 3): Liberação e aplicação dos recursos, compras e contratações, seleção e remuneração de equipe de trabalho, alterações na parceria, apostilamento e aditivos, questões tributárias, bens adquiridos.
 
5ª aula - Monitoramento e Avaliação (fase 4) e Prestação de Contas Final (fase 5)
- Monitoramento e Avaliação (fase 4): Competências, Comissão de Monitoramento e Avaliação, visita técnica in loco, pesquisa de satisfação, plataforma eletrônica.
- Prestação de Contas Parcial: Relatório de Execução Parcial do Objeto. Hipóteses de análise da prestação de contas parcial. Relatório Técnico de Monitoramento e Avaliação.
- Prestação de Contas Final (fase 5): controle de resultados – apresentação e análise de prestação de contas final. Relatório de Execução Final do Objeto. Relatório de Execução Financeira, se houver. Aprovação com ressalvas. Rejeição de prestação de contas. Sanções. 
 
Bibliografia Básica:
 
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Editora Atlas, 2013.
 
GRAZZIOLI, Airton; PAES, José Eduardo Sabo; SANTOS, Marcelo Henrique dos; FRANÇA, José Antonio de. Organizações da sociedade civil - associações e fundações: constituição, funcionamento e remuneração de dirigentes. São Paulo: Educ.
 
Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor: aspectos de gestão e de contabilidade para entidades de interesse social. CFC; FBC; Profis, 2015
 
REGULES, Luis Eduardo Patrone. Terceiro setor: regime jurídico das OSCIPs. São Paulo: Editora Métodos, 2006.
 
Lei 13.019/2014 (abrangência nacional): https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13019.htm
 
Decreto Federal 8.726/2016 (administração federal): https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8726.htm
 
Portal MROSC do Governo Federal (informações gerais sobre o processo, agenda, regulamentação, implementação, publicações e capacitações): http://www.participa.br/osc
 
Material didático da Capacitação/Curso "Gestão de parcerias com organizações da sociedade civil: nova Lei de Fomento e de Colaboração (Lei 13.019/2014) - Multiplicadores MROSC": http://www.participa.br/osc/paginas/formacao-e-capacitacao
 
Cartilhas (duas versões) “Entenda o MROSC”: http://www.participa.br/osc/ultimas/publicacoes
 
Modelos de Editais de Chamamento Público da Advocacia Geral da União – AGU (administração federal): http://www.participa.br/osc/paginas/modelos-de-documentos-para-implementacao-da-lei-13.0192014
 
OUTROS: Manuais, Guias e Modelos do MROSC; Instruções, Instruções e Apresentações dos Tribunais de Contas; Legislação; Minutas e Processo de Regulamentação de Prefeituras Municipais etc.)
 
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Lucia Maria Bludeni


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1818780150671036
Minicurriculo: Advogada, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Direito do Trabalho, especializada em legislação e gestão para organizações do Terceiro Setor. Coordenadora dos Cursos de Terceiro Setor da ESA/SP e professora. Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OABSP.


Rodrigo Mendes Pereira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7159668621922145
Minicurriculo: Advogado, consultor em terceiro setor e políticas sociais, professor e coordenador de cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/SP, palestrante e autor de livros e artigos. Graduado em direito pela USP, doutor em serviço social pela PUC-SP (Capes 7), mestre em ciências da religião com ênfase em terceiro setor pela PUC-SP (Capes 5), especialista no MBA Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP, com diversos cursos de extensões em terceiro setor e políticas sociais pela EAESP/FGV e pelo CEDEPE/PUC-SP, inclusive de “Multiplicadores MROSC” pelo Ministério do Planejamento (DETRV/SEGES/MP). Além de atuar em organizações do terceiro setor, exerceu em Jundiaí-SP cargos de Superintendente de fundação pública com “status” de Secretário Municipal de Habitação, de Secretário Municipal de Assistência Social e de Assessor do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), assim como foi membro de Conselhos de Políticas (assistência social e habitação). Membro fundador e Vice-Presidente da Comissão de Direitos do Terceiro Setor da OAB/SP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL