Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

3786 - Recuperação de Crédito – Prática e Estratégia - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 18 Horas.
Período: Das 9 ás 12 horas (quartas-feiras)
Data de início: 20/02/2019
Data de término: 03/04/2019

 

 

ID: 3786

Período: Início 20/02/2019 - Término 03/04/2019

Horário: Das 9 às 12 horas (quartas-feiras)
 
Coordenação: Gilberto Gomes Bruschi
 
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
 
 
Objetivo: Um dos maiores problemas do dia a dia de um advogado que atue no contencioso se resume em como lograr obter êxito ao tentar cobrar de devedores remissos o crédito a que nossos clientes fazem jus e que no mais das vezes, quando os casos nos são confiados o devedor já dilapidou o seu patrimônio e praticou uma série de arbitrariedades visando à ocultação de seu patrimônio de seus credores. Por tal motivo é que idealizamos, o presente curso, visando fornecer subsídios teóricos e práticos que facilitem e auxiliam os operadores do direito que atuem com execução, seja ela fundada em título judicial ou extrajudicial. Nossa ideia é aliar a teoria e a prática, explicando de forma direta os temas que afligem os advogados, juízes e demais participantes do processo civil, com o claro objetivo de abordar a maior parte possível dos pontos polêmicos.
 
Ementa: Aspectos práticos relevantes ligados à teoria geral da execução; Cumprimento da sentença que prevê obrigação pecuniária; Fase inicial do processo de execução; Dois temas relevantes para o credor, porém ainda mais importantes para o devedor, ou seja, o parcelamento da dívida previsto em lei (art. 916 do CPC) e a ação de embargos à execução; A responsabilidade patrimonial e técnica visando a satisfação do crédito; Fase instrutória e expropriatória – onde serão estudadas a avaliação e as formas de expropriação do bem penhorado; As chamadas medidas atípicas para a efetivação do crédito; A execução visando o recebimento de crédito condominial (art. 784, X, do CPC) e, por fim; A ação monitória como forma de recuperação de crédito.
 
Programa:
 
Aula 1: Teoria geral da execução – aspectos práticos relevantes; Cumprimento da sentença de obrigação de pagar.
 
Aula 2: Fase inicial do processo de execução a execução fundada em título extrajudicial.
 
Aula 3: Impugnação ao cumprimento da sentença. Os embargos à execução. A opção do devedor pelo reconhecimento do crédito exequendo e o direito ao parcelamento: a moratória judicial
 
Aula 4: Responsabilidade patrimonial e técnicas visando à satisfação do crédito (as fraudes patrimoniais)
 
Aula 5: Avaliação e formas de alienação do bem penhorado. 
 
Aula 6: O crédito condominial. Medidas atípicas visando a efetivação da obrigação pecuniária. A ação monitória como forma de recuperação de crédito.
 
Bibliografia Básica:
 
Execução e temas afins – do CPC/1973 ao Novo CPC – Estudos em homenagem ao Prof. Araken de Assis – RT, 2014. – Obra coletiva.
 
ASSIS, Araken de. Manual da execução. 19. ed. São Paulo: RT, 2017.
 
BRUSCHI, Gilberto Gomes. Recuperação de crédito – prática e estratégia. São Paulo: RT, 2017. 
________________; NOLASCO, Rita Dias; AMADEO, Rodolfo da Costa Manso Real. Fraudes Patrimoniais e a Desconsideração da Personalidade Jurídica no Código de Processo Civil de 2015. São Paulo: RT, 2016.
 
BUENO, Cassio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil. 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2018.
 
MEDINA, José Miguel Garcia. Direito Processual Civil Moderno. 4ª ed. São Paulo: RT, 2018.
 
NERY JUNIOR, Nelson; Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil comentado. 16ª ed. São Paulo: RT, 2016.
 
THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 47. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016, vol III.
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Gilberto Gomes Bruschi


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6382778467866738
Minicurriculo: Advogado em São Paulo, Doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Professor e coordenador do curso pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil e em Prática Processual Civil avançada nos tribunais do Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC-SP, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Centro de Estudos Avançados de Processo CEAPRO). Autor de obras jurídicas pela Editora Revista dos Tribunais.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL