Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

3912 - Teses de Revisão de Benefícios Previdenciários - (LIBERDADE)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 18 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)
Data de início: 23/05/2019
Data de término: 04/07/2019

 

ID: 3912

Período: Início 23/05/2019 - Término 04/07/2019
 
Horário: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)
 
Coordenação: Adilson Sanchez
 
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
Objetivo Geral: Apresentar as possibilidades de revisão de benefícios previdenciários no regime geral, mediante estudo específico das teses clássicas e novas teses em que há possibilidade concreta de aplicação. Abordar situações de concessão resistida de benefícios.
 
Objetivos Específicos: Fornecer curso com o objetivo de capacitar ao direito de revisão dos benefícios, de acordo com recente jurisprudência, apresentando as teses de revisão, as decisões favoráveis, a elaboração do respectivo cálculo e as peças processuais para ingresso da ação.
 
Ementa: Importância prática para promover a revisão de benefícios previdenciários, desde o estudo do benefício e o caminho processual. Serão disponibilizados os slides de aula e modelos de revisão, acompanhados da jurisprudência. Serão apreciadas cerca de 20 teses de revisão e a forma de obtenção de benefício.
 
Programa:
 
Aula 1: Introdução. Estudo das possibilidades de revisão de benefícios. “Linha do Tempo”. Teses admitidas à revisão. Decadência. Prescrição. Reflexos na pensão por morte (ORTN, IRSM, “buraco negro”, “buraco verde” etc). Cálculo dos benefícios antes e após a CF/88. Estudo da reforma previdenciária e possíveis teses de revisão. Estudo da petição inicial previdenciária – modelo de peça processual.
 
Aula 2: Montagem de planilha de cálculo. Efeitos da conversão da moeda. Aplicação dos índices de correção. Cálculos.
 
Aula 3: Tese do “Buraco Negro”, do “buraco verde” e do “Teto”. Efeitos das EC nº 20/98 e 41/03. 
 
Aula 4: Revisão da Lei nº 7.787/89. Cálculo do benefício à época. Jurisprudência. Documentação. Peça processual. Cálculo dos benefícios na vigência da CLPS, pós CF e Lei nº 8.213/91, até o Fator Previdenciário (Lei nº 9.876/99). Tese da “vida inteira”. Jurisprudência. Documentos necessários. 
 
Aula 5: Revisão da tese do “melhor benefício” para benefícios concedidos antes e após a Lei nº 9.876/99. Cálculo dos benefícios na vigência da Lei nº 9.876/99. Tese da “reaposentação”. Tese das “atividades concomitantes”. A indenização do tempo de serviço de contribuintes individuais (autônomos e empresários). Jurisprudência. Documentos necessários. Modelo de peça processual.
 
Aula 6: Revisão do tempo de serviço. Averbação de tempo de trabalho. A sentença trabalhista. Revisão do tempo de atividade especial. Revisão do tempo de aprendiz, serviço militar, entre outros. O acréscimo do adicional de 25% por invalidez em outras aposentadorias. Cálculo dos benefícios. Jurisprudência. Documentos necessários. Modelo de peça processual.
 
Metodologia: A metodologia das atividades compreenderá a exposição verbal e recurso visual (power point), com acompanhamento de apostila distribuída aos alunos, em cada aula. Disponibilização dos slides aos alunos.
 
Bibliografia Básica:
 
Advocacia Previdenciária – Ed. Atlas – 4ª Ed. - autoria de Adilson Sanchez;
 
Direito Previdenciário Esquematizado – Ed. Saraiva, autoria de Marisa Ferreira dos Santos
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Adilson Sanchez


link lattes: http://lattes.cnpq.br/5348000975122303
Minicurriculo: Advogado especializado em Direito Previdenciário,Mestre em Direito,Coordenador dos cursos da ESA em Direito do Trabalho e Previdenciário,Autor da obra “Advocacia Previdenciária”, “A Contribuição Social Ambiental”, entre outros livros,Conferencista pela OAB/SP desde 1987.


Cláudia da Silva Panzica


link lattes: Não Consta
Minicurriculo: Formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Direito Previdenciário pela EPD-Escola Paulista de Direito. Atuando como Analista Judiciária especialidade Contadoria nas Turmas Recursais do JEF/SP - Seção de Cálculos Judiciais.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL