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Cursos

4147 - Formacao Docente em Ensino Participativo - (LIBERDADE)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
Data de início: 09/09/2019
Data de término: 30/09/2019

 

ID: 4147

Período: Início 09/09/2019 - Término 30/09/2019
 
Horário: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
 
Coordenação: Marina Feferbaum
 
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
Objetivo Geral: O objetivo geral do curso é possibilitar que os professores se sintam motivados a integrar métodos participativos aos seus cursos, sem descuidar dos objetivos pedagógicos a que eles servem. Os professores sairão do curso compreendendo que os métodos de ensino não devem ser usados de qualquer maneira e dissociado do objetivo traçado pelo curso (método por si mesmo), mas que devem estar sempre alinhados com os propósitos deste e com o contexto em que eles são aplicados. 
 
Objetivos Específicos: Especificamente, espera-se que ao final da oficina os professores sejam capazes de: 
•  Compreender a diferença entre estruturar um curso a partir de tópicos de conteúdo e estruturar um curso a partir de problemas; 
•  Compreender a importância dos objetivos na elaboração de uma atividade pedagógica; 
•  Construir material didático para sua disciplina (objetivo, método e avaliação), a partir de boas práticas de ensino participativo. 
 
Ementa: Ensino Juridico Participativo: métodos e estratégias.
 
No método de ensino participativo o aluno torna-se agente na construção de seu próprio conhecimento. A participação ativa no processo de aprendizado, conforme se tem comprovado, além de ser mais eficiente para a consolidação dos elementos da formação tradicional (como o domínio de conceitos e a construção de repertórios) desenvolve outras habilidades como o raciocínio, o senso crítico apurado, a forte noção para a aplicação adequada do conhecimento, bem como grande capacidade de solução dos problemas. Essenciais para uma atuação profissional diferenciada, tais habilidades são cada vez mais exigidas pelo complexo mercado de trabalho.
 
Existem um leque muito amplo de técnicas de ensino participativo que auxiliam o professor em sala de aula , tais como:
• métodos do caso,
• simulações,
• método socrático,
• aprendizado baseado em problemas,
• jogos,
• seminários e outros métodos experimentais.
Este curso visa apresentar e empoderar os professores na utilização desses métodos, construção de programas e avaliação para uma articulação entre conhecimentos teóricos e experiência práticas e demanda um tipo de formação não disponível na maior parte do país. 
 
Programa:
 
Aula 1:  FUNDAMENTOS DO ENSINO PARTICIPATIVO E ENSINO EXPERIENCIAL AMENTOS DO ENSINO PARTICIPATIVO E ENSINO EXPERIENCIAL
Porque devemos mudar? Fundamentos do ensino participativo e das mudanças tecnológicas das profissões jurídicas.
Inovação no Direito e ensino experiencial
 
Aula 2: INTEGRANDO O ENSINO PARTICIPATIVO À SALA DE AULA – MÉTODOS DE ENSINO PARTICIPATIVO
Conhecendo os diferentes métodos de ensino, como debate, diálogo socrático, problematização, role-play, simulação, ensino baseado em projetos, ensino experiencial, dentre outros; 
Design de aulas participativas com os métodos propostos
 
Aula 3: VIVENCIA DO ENSINO PARTICIPATIVO. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM. ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS AULAS SEGUNDO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS). ALINHAMENTO ENTRE MÉTODOS E OBJETIVOS
Aula simulada – para metareflexão dos pontos abaixo;
Como apresentar instruções
Uso de material didático
Desafios para implementação de métodos participativos
Diferença entre conteúdo e informação
Como desenhar objetivos de aprendizagem e transformar aulas mais participativas
 
Aula 4: AVALIAÇÃO NO ENSINO PARTICIPATIVO
Reflexão sobre avaliação no ensino participativo, abordando pontos como:
Avaliação de processo e de produto
Avaliação em grupo ou individual
Formulação de critérios de avaliação
Atividade de formulação de matriz de avaliação
 
Bibliografia Básica:
 
GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, caps. 3 e 4. 
Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf 
 
GHIRARDI, José Garcez. Ainda precisamos de sala de aula?: inovação tecnológica, metodologias de ensino e desenho institucional nas faculdades de Direito. São Paulo: FGV DIREITO SP, 2015, caps. 8 e 9. Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/ainda-precisamos-da-sala-de-aula.pdf 
 
KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall, 1984, cap. 2.
 
GHIRARDI, José Garcez. O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2012, cap. 5. 
Disponível em: http://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/o_instante_do_encontro.pdf
 
CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM INOVAÇÃO. O futuro das profissões jurídicas: você está preparad@? – Sumário executivo da pesquisa qualitativa “Tecnologia, profissões e ensino jurídico”. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2018, p. 18-31. Disponível em: https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/cepi_futuro_profissoes_juridicas_quali_v5.pdf
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

MARINA FEFERBAUM


Minicurriculo: Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.




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Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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