W09/02 - ADVOCACIA NOS TRIBUNAIS SUPERIORES - STF e CNJ (MÓDULO III)

A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Quantidade de aulas: 6 Aulas.
Período: Disponível de agosto 2012 a dezembro de 2012
Data de início: 21/08/2012
Data de término: 31/12/2012

Coordenação: Gáudio Ribeiro de Paula

1) A visualização dos vídeos somente é possível na PLATAFORMA WINDOWS

2)  Eventual material didático fornecido pelo docente será disponibilizado no mesmo espaço em que estiver o vídeo-aula;

3) Não é possível fazer download das aulas;

4) O curso foi gravado no segundo semestre de 2011;

Objetivo Geral: Apresentar as principais regras e recomendações quanto à prática de atos processuais perante os Tribunais Superiores (STF, STJ, TST e TSE), o CNJ e o TCU.

Objetivos Específicos:
Descrever a estrutura organizacional e a competência funcional dos Tribunais Superiores, do CNJ e do TCU / Explicar as regras de funcionamento e a dinâmica dos julgamentos, à luz das normas regimentais / Descrever as principais medidas processuais cabíveis (sobretudo as ações autônomas de impugnação e recursos), suas condições e pressupostos, à luz da jurisprudência atual / Indicar as estratégias a serem adotadas para a atuação perante os referidos órgãos jurisdicionais e administrativos / Indicar as técnicas de redação mais eficientes para a elaboração de petições endereçadas a tais órgãos.

Programa:

Aula 1 -  STF – O perfil institucional do STF e suas repercussões na atuação dos advogados.

Aula 2 -  STF - Competência do Supremo Tribunal Federal. Divisão da competência. Competência originária. Ações de competência originária. Reclamação: origem, conceito, hipóteses de cabimento (garantia da autoridade da decisão, preservação da competência, súmula vinculante, uniformização de jurisprudência nos juizados especiais cíveis), tendências, legitimidade, procedimento, efeitos. Ação Rescisória: Hipóteses de cabimento, prazo, procedimento, efeitos, antecipação de tutela e medida cautelar. Recurso ordinário: hipóteses de cabimento, requisitos e pressupostos (legitimidade, prazo, preparo), procedimento e efeitos (devolutivo, suspensivo, translativo, regressivo).

Aula 3 - STF - Recurso extraordinário: hipóteses de cabimento, requisitos e pressupostos (legitimidade, prazo, preparo, repercussão geral, prequestionamento, matéria exclusivamente de direito), procedimento e efeitos (devolutivo, suspensivo, translativo, regressivo). Agravo nos próprios autos. Embargos de divergência: hipóteses de cabimento, requisitos e pressupostos (legitimidade, prazo, preparo, demonstração da divergência), procedimento e efeitos.

Aula 4 - STF - Recursos Extraordinário em matéria criminal. Agravo de Instrumento para destrancamento dos recursos constitucionais. Habeas Corpus nos Tribunais Superiores. Ação Penal Originária. Recurso Ordinário. Lei 8.038/90.

Aula 5 - CNJ - Estrutura organizacional e competência funcional. Medidas cabíveis.

Aula 6 - CNJ - Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. Peticionamento eletrônico.

Metodologia: Aulas expositivas com apresentação de slides e estudos de casos.

Bibliografia Básica:

ASSIS, Araken. Manual dos recursos.São Paulo: RT, 2007.

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Comentários ao código de processo civil. Volume V, 10. ed., Rio de Janeiro, Forense, 2002.

BEBBER, Júlio César. Recursos no Processo do Trabalho. São Paulo: LTR.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Recurso especial, Agravos e Agravo Interno. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

FERES, Marcelo Andrade. CARVALHO, Paulo Gustavo Medeiros. Processo nos tribunais superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

LINDOSO, Alexandre Simões. Técnica dos Recursos Trabalhistas Extraordinários. São Paulo: LTR.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Recurso extraordinário e recurso especial. 9. ed., São Paulo: RT, 2006.

MEDINA, José Miguel Garcia. O prequestionamento nos recursos extraordinário e especial. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

NERY JUNIOR,   Nelson. Teoria Geral dos Recursos. 6. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004;

SOUZA, Bernardo Pimentel. Introdução aos recursos cíveis e à ação rescisória. 6. ed., São Paulo: Saraiva, 2009;
__________. Dos recursos constitucionais. Brasília: Brasília Jurídica, 2007.

PINTO, José Augusto Rodrigues. Manual dos Recursos nos Dissídios do Trabalho. São Paulo: LTR.

RUSSOMANO JÚNIOR, Victor. Recursos Trabalhistas de Natureza Extraordinária. Curitiba: Juruá.

SOUZA, Bernardo Pimentel. Introdução aos recursos cíveis e à ação rescisória. 7ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Sistema dos Recursos Trabalhistas. São Paulo: LTR.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória. 2. ed., São Paulo: RT, 2008.

Professores:

Paulo Emílio Catta Preta de Godoy
Possui especialização em Direito Público pelo ICAT/Centro Universitário do Distrito Federal. Atualmente é professor de Direito Penal no Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB. Atual como advogado militante no Distrito Federal desde 1997, como experiência na área de Direito Empresarial, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Tributário e Direito Penal.

Paulo Gustavo Medeiros Carvalho
Procurador Federal (Subprocurador-Geral) junto à Universidade de Brasília. Mestrando em Direito pelo UniCEUB. Professor de Graduação e Pós-Graduação em Processo Civil no Centro de Ensino Universitário de Brasília (UniCEUB) e de Processo nos Tribunais Superiores no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e no UniCEUB. Autor do livro Processo nos Tribunais Superiores, publicado pela Editora Saraiva, em 2006.

Rodrigo de Oliveira Kaufmann
Advogado com larga atuação perante o Supremo Tribunal Federal. Ex-Assessor de Ministro no STF (Ministros Moreira Alves e Nelso Jobim). Possui graduação em Faculdade de Direito pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Direito, Estado e Constituição também pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas nas áreas de direito comparado, direitos humanos, direito constitucional e pragmatismo, é também professor de pós-graduação e de cursos de extensão do Instituto Brasiliense de Direito Público e sócio-administrador do escritório - Kaufmann Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito comparado, direito público, direitos fundamentais, interpretação constitucional, jurisdição constitucional, filosofia americana e pragmatismo.

 Obs.: O conteúdo desta página é propriedade da ESA. Todos os direitos reservados.


 

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Valor do investimento

R$100,00