25/07/2012
Júri Simulado na ESA
- Fonte:
ESA/OABSP
Finalização do Curso Tribunal do Júri Simulado.
Foi realizado em 30 de junho passado, o tradicional Júri Simulado na ESA, num sábado pela manhã. A presença do público foi enorme, tanto de alunos quanto de interessados de outras áreas. O Júri iniciou às 9h30 e terminou por volta das 16h20m.
Atuou na acusação o famoso promotor de justiça, Doutor José Carlos Cosenzo, muito conhecido atualmente por denunciar à Justiça Elize Matsunaga, pelo crime de homicídio no qual foi vítima o herdeiro da indústria Yoki. Após o término do Júri Simulado, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o Promotor sobre esse caso importante.
Na Presidência, atuou o magistrado Cassiano Ricardo Zorzi Rocha, o qual presidiu pot muitos anos o 5º Tribunal do Júri da Capital – Pinheiros e hoje ocupa o cargo de desembargador substituto no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Na defesa atuaram o professor Mauro Otávio Nacif, coordenador do curso, os professores Eleonora Rangel Nacif e Ricardo Cesar Franco, esse último da Defensoria Pública de São Paulo.
.png)
O júri foi muito emocionante, tratando-se de um caso de uma mulher jovem, acusada de coautoria em conjunto com seu amante, o qual tirou a vida de um ex-namorado da ré com tiros de revólver. O revólver pertencia ao pai da ré e ela alegou que não sabia que o acusado havia se apoderado da arma. Somente a ré é que foi julgada e a acusação entendeu que ela era coautora.
Foram jurados alunos da ESA e pessoas fora do mundo jurídico. A contagem chegou a três a três e o último voto absolveu a ré, tendo sido ela inocentada da acusação de homicídio qualificado.
Atuou, de forma excelente, representando a ré e sendo interrogada, a funcionária da ESA de nome Cristiane Carvalho Paduan.