Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

G16/01 - CURSO DE ARBITRAGEM PÚBLICA NACIONAL E INTERNACIONAL: TEORIA E PRÁTICA - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 24 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)
Data de início: 25/08/2016
Data de término: 13/10/2016

 

Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares)

 

Período: Início 25/08/2016 - Término 13/10/2016

Horário: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)
 
Coordenação: Vitor Hugo Das Dores Freitas
 
Valor Total do investimento R$ 345,00 (Incluso valor de matrícula)
 
Objetivo Geral: Analisar, por meio de abordagem teórica e prática, as principais questões para a atuação de profissionais em arbitragens públicas e internacionais, além de outros métodos de solução de conflitos. A parte teórica compreenderá temas relevantes para a compreensão dos aspectos relacionados com a instauração e funcionamento do juízo arbitral, à luz das inovações trazidas pelo NCPC e Lei Geral de Arbitragem.  
 
Objetivos Específicos: Atividades práticas (simulação, escolha do juízo arbitral, contratos públicos com estipulação de arbitragem), de forma que os profissionais interessados possam desenvolver as habilidades necessárias para a devida aplicação dos métodos alternativos de solução de conflitos.
 
Programa:
 
AULA 1 – SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE HETEROCOMPOSIÇÃO E AUTOCOMPOSIÇÃO DE CONFLITOS
 
Aspectos de similitude e diferenciação entre as formas de heterocomposição e autocomposição extrajudicial de conflitos. Negociação, conciliação, mediação e arbitragem como vias alternativas de solução para os conflitos públicos e privados. Métodos de composição de conflitos e a legislação brasileira.
 
AULA 2 – NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO 
 
Técnicas para uma negociação, conciliação e mediação eficazes e resolutivas. A mediação, a conciliação e o novo CPC com a Lei de Mediação Pública. O papel do conciliador e mediador. O papel dos demais polos de atuação nas vias alternativas de solução de conflitos. A função mediadora da regulação pública. A negociação no contexto pré-judicial. O negócio jurídico processual no novo CPC. 
 
AULA 3 – ARBITRAGEM: PARTE GERAL
 
Teoria da arbitragem: análise dos pressupostos legais para a utilização do mecanismo. A instrução do procedimento no juízo arbitral e suas fases. Escolha do árbitro. Elaboração da convenção arbitral. Autonomia e validade da cláusula arbitral. Aplicação da arbitragem nos contratos comerciais e administrativos. 
 
AULA 4 – ARBITRAGEM: ASPECTOS PROCESSUAIS
 
Execução da sentença arbitral. Mecanismos para impugnação da sentença arbitral. Anulação da sentença arbitral. A arbitragem e o novo CPC com a Lei Geral de Arbitragem.. Impacto da carta arbitral. Medidas cautelares na arbitragem. A arbitragem no processo: cível, trabalhista e administrativo.
 
AULA 5 – ARBITRAGEM, NOVAS TECNOLOGIAS E CONTRATOS ELETRÔNICOS
 
Novas tecnologias aplicadas à arbitragem. Os contratos eletrônicos e o novo CPC. Novas formas de contratação pela via eletrônica. A natureza jurídica dos contratos eletrônicos. A cláusula arbitral nos contratos eletrônicos. O PJ-e e a possibilidade de negociação, mediação e arbitragem virtuais.
 
AULA 6 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ARBITRAGEM
 
Direitos disponíveis e arbitragem. Efetividade das contratações públicas e arbitragem. A lei n. 9.307/96 e o impacto sobre o sistema brasileiro. As experiências das Leis federais n. 8.987/95 e n. 11.079/04. A lei mineira n. 19.477/11 de arbitragem pública. Legislação esparsa.
 
AULA 7 – ARBITRAGEM AMBIENTAL
 
Tutela judicial do meio ambiente. Formas compositivas aplicadas aos conflitos ambientais. Termos de Ajustamento de Conduta e o papel do Ministério Público em matéria ambiental. A arbitragem como instrumento para a prevenção e reparação efetiva dos danos ambientais. A efetividade da arbitragem em questões de meio ambiente.
 
AULA 8 – ARBITRAGEM INTERNACIONAL
 
Princípios gerais da arbitragem internacional. A influência da legislação internacional sobre o sistema jurídico brasileiro. Procedimentos arbitrais e as convenções internacionais. A atuação das Câmaras de Arbitragem internacionais. A arbitragem nos contratos internacionais administrativos e de comércio. 
 
Metodologia: As aulas serão expositivas com abordagem prática e teórica sobre o tema, visando facilitar a compreensão por parte dos alunos.
 
Bibliografia Básica:
 
ANDRADE, Érico; DIAS, Maria Tereza Fonseca (Coord.). Tensões entre o público e o privado: anais do II Encontro luso-brasileiro de Direito. Belo Horizonte : Ed. Fórum, 2015.
 
ARAÚJO, Nádia de. Direito Internacional Privado: teoria e prática brasileira. 6ª ed., Revolução Ebook (formato ebook).
 
CALDAS, Roberto. Parcerias público-privadas e suas garantias inovadoras nos contratos administrativos e concessões de serviços públicos. Belo Horizonte : Ed. Fórum, 2011. 
 
CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei 9.307/96. 3ª ed., São Paulo : Atlas, 2009.
 
DIDIER JÚNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil – vol. I. 18ª, Salvador : Jus Podivm, 2016. 
 
LAWAND, Jorge José. Teoria geral dos contratos eletrônicos. São Paulo : Imprenta, 2003.
 
SOUZA, Sergio Iglesias Nunes de. Lesão nos contratos eletrônicos na sociedade da informação. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 
 
PARENTONI, Leonardo Netto. Documento eletrônico - Aplicação e interpretação pelo Poder Judiciário. Curitiba: Juruá, 2009. 
 
PEREIRA, Cesar Augusto Guimarães; TALAMINI, Eduardo (Coord.). Arbitragem e poder público. São Paulo : Saraiva, 2010. 
 
SOUZA, Cláudia Maria Gomes de; JAYME, Fernando Gonzaga; SCHMIDT, Marta Halfeld Furtado de Mendonça; PEREIRA, Rita Andréa Guimarães de Carvalho (Coord.). Mediação e conflitos: a emergência de um novo paradigma. Belo Horizonte : Del Rey, 2016.
 
TODELO, Armando Sérgio Prado de; TOSTA, Jorge; ALVES, José Carlos Ferreira (Coord.). Estudos avançados de mediação e arbitragem. Rio de Janeiro : Elsevier, 2014.
 
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; TORRES DE MELLO, Rogério Liscastro. SILVA RIBEIRO, Leonardo Ferres (Coord.). Primeiros comentários ao novo Código de Processo Civil. 2ª ed., São Paulo : RT, 2016.  
 
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Andressa de Oliveira Lanchotti


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7680421975472514
Minicurriculo: Doutora em Direitos Fundamentais e Liberdades Públicas pela Universidade de Castilla-La Mancha – Espanha. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Brasil. Master em Direito Internacional e Comparado do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges-França. Promotora de Justiça em Minas Gerais, Brasil. Coordenadora da Câmara de Mediação de Conflitos Socioambientais de Nova Lima/MG.


Jamile Bergamaschine Mata Diz


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6713925333676182
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Máster en Instituciones y Políticas de la UE - Universidad Camilo José Cela (2005), mestrado em Derecho Público - UNIVERSIDAD DE ALCALÁ DE HENARES (2003) e doutorado em Derecho Público - UNIVERSIDAD DE ALCALÁ DE HENARES (2005). Catedrática Jean Monnet de Direito Comunitario (565401-EPP-1-2015-1-BR-EPPJMO-CHAIR). Posui diversos artigos, capítulos de livros e livros. Atualmente é professor visitante da Universidade de la Republica do Uruguai, Universidad de Castilla-la Mancha, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad Anahuac e Universidad de Buenos Aires. Professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Universidade de Itaúna e ex-professora da Universidade Federal de Viçosa. Diretora da Catedra Jean Monnet de Derecho Comunitario UFMG e membro da Catedra Jean Monnet de Direito comunitario UAH. Assessora jurídica da Secretaria do Mercosul (2008-2009). Coordenadora do GT-14 FOMERCO. Membro da Red de Universidades latinoamericanas. Realizou projetos científicos junto às instituições da Comunidad Andina de Naciones e do Sistema de Integración Centroamericano.


Leandro Rigueira Rennó Lima


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4854837824637690
Minicurriculo: Mediador de Conflitos certificado pelo IMI; Advogado; Consultor independente com experiência em Direito Empresarial, Arbitragem e Mediação; Mediador Judicial cadastrado junto ao TJMG; Mediador Certificado Avançado pelo ICFML; Professor de Direito Empresarial e de Estágio Supervisionado em Mediação da PUC Minas desde 2001; Coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito de Empresa e de Mediação de Conflitos do IEC/PUC Minas; Doutor pela Université de Versailles (França) em 2010; Mestre pela PUC Minas em 2002; Bacharel pela Faculdade de Direito Milton Campos em 1997; Vice-Presidente de Mediação da CAMARB; Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos do ICFML BRASIL; Membro do Conselho Deliberativo da CAMARB; Membro da Lista de Árbitros da CAMARB; Membro da Lista de Mediadores da CAMARB, do CAM-CCBC, da CCMA-FIESP, da ARBITAC, da CAMESC e da CMA-IE; Membro do CBAr; Coordenador do NEE - Núcleo de Estudos Empresariais da PUC Minas; Membro da Comissão Organizadora da Competição Brasileira de Mediação Empresarial da CAMARB; Ex-Diretor do CONIMA; Ex-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG; Ex-Coordenador Geral do Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial


Roberto Correia da Silva Gomes Caldas


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9121479237887428
Minicurriculo: Possui Doutorado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), Mestrado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atualmente é professor no Curso de Mestrado em Direito da UNINOVE - Universidade Nove de Julho, e Professor convidado do Curso de Mestrado em Relações Internacionais e Integração na América Latina da UDE - Universidad de La Empresa (Montevidéu), tendo lecionado, no bacharelado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a matéria de Direito Administrativo (1995-2014). Tem experiência na área de advocacia consultiva e contenciosa no Brasil e em Portugal, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente com os seguintes temas: regulação, licitações públicas, contratos administrativos, concessões administrativas, parcerias público-privadas e tributação em geral.


Vitor Hugo das Dores Freitas


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2243322432188178
Minicurriculo: Graduado pela PUC, Turma 1981; Advogado. Pós-graduado em Direito da Informática pela Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo - ESA SP; Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Professor de Direito na Universidade Nove de Julho - UNINOVE; Conselheiro Curador e Secretário do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo - ESA SP; Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo; Presidente das Comissões de Ciência e Tecnologia da OABSP e de Direito na Sociedade da Informação e Crimes Eletrônicos da OAB Pinheiros; Conselheiro de Prerrogativas da OABSP; ex-Conselheiro Secional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo; ex-Relator na 5ª Câmara Recursal da OABSP; ex-Relator da 5ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OABSP; ex-Diretor da Sociedade da Internet no Brasil (ISOC Brasil); ex-Suplente pela OABSP no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); ex-Vogal Suplente pela OABSP na JUCESP - Junta Comercial do Estado de São Paulo; ex-Presidente do Conselho de Usuários do Grupo América Móvil da Região Sudeste (Net, Claro, Embratel) representando a OABSP, idealizador e realizador do I e III CIBERJUR ? Congresso Nacional de Direito e Tecnologia e dos Circuitos Digitais da OABSP; co-autor da Cartilha de Prerrogativas da OABSP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL