X

Cursos

G01/29 - Capacitação,Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores (DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO 125/2010, DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ e REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA VIGENTE) - (LIBERDADE)





A quem se destina: Advogados, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 57 Horas.

 

Período: Início 01/08/2017 - Término 21/09/2017
 
Horário: Das 9 às 13 horas (terças e quintas-feiras) - Algumas aulas acontecerão das 9 às 12 horas 
 
Coordenação: Maria Cristina Zucchi
 
Valor Total do investimento: R$ 950,00 (Incluso valor de matrícula)
 
FORMATO DO CURSO:
 
1) Módulos Teórico e Prático:  O Curso é composto por um módulo teórico de 57 hs/aula  e um módulo prático de no mínimo 60 horas de estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado será realizado na Justiça Estadual de São Paulo em dias, horários e locais a serem orientados pela Coordenação durante o curso.
O Certificado de Conclusão do Curso será emitido somente após o término dos módulos teórico e prático (para o Módulo teórico, requerida frequência de 100% nas aulas, e aprovação no Trabalho Final. Para o Módulo Prático. requerida a apresentação, entrega  e aprovação dos relatórios de estágio, nos termos prescritos pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo, em cumprimento da regularização estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ).
 
2) Metodologia: Aulas presenciais, interativas e expositivas, com exercícios, através das técnicas de simulação de casos e exercícios para fixação dos conceitos aprendidos.
 
3) Avaliação:  Assiduidade, Participação nas aulas
 
4) Frequência: O aluno não poderá ter  faltas , conforme a regulamentação estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Para que o aluno tenha presença na aula é imprescindível que compareça e se identifique para o funcionário responsável impreterivelmente até as 9h30. Após este horário  a lista é fechada e o aluno ausente ou retardatário estará com falta na aula.
 
5) O Programa poderá sofrer alterações em  função de atos normativos que venham a entrar em vigor a respeito .
 
OBJETIVOS DO CURSO: Conscientização sobre a política pública de tratamento adequado de conflitos; Trazer à reflexão o conflito e seus vários aspectos; Desenvolver habilidades na área da Comunicação; Informar sobre panorama nacional e internacional dos meios alternativos de solução de conflitos e principais métodos existentes; Informar normatização sobre o tema. A capacitação do aluno para atuação como profissional na utilização dos Meios Alternativos de Solução de Conflitos - MASCs, na área privada e na área pública, junto ao Poder Judiciário, nos termos de regulamentação vigente.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 
 
I. INTRODUÇÃO AOS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
 
1) Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos
 
Princípios constitucionais:
 
Princípio do acesso à Justiça;
 
Princípio da pacificação social;
 
Princípio da dignidade da pessoa humana.
 
Importância da capacitação
 
Mudança de mentalidade : papel do CNJ, Tribunais e Instituições Públicas e Privadas;  
  
2) Comunicação e Conflito:
 
Teoria da Comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do interrelacionamento humano: aspectos sociológicos (ilusórios/imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, interrelações e contrato psicossocial tácito; interrelações pessoais profissionais e sociais);
 
Teoria dos jogos
 
Teoria Geral do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais.
 
3) Métodos Alternativos de Solução de Conflitos (MASCS):
 
[a] Histórico. Panorama nacional e internacional. Cultura de Paz:
 
[b] Noções gerais e diferenciação entre os principais métodos de resolução de conflitos: judicial, negociação, conciliação, mediação e arbitragem;
 
[c] Diferenças e semelhanças entre Mediação e Conciliação.
 
4) Enfoque normativo e ético da conciliação e suas aplicações no Poder Judiciário:
 
[a] Legislação brasileira sobre conciliação-mediação e Juizados Especiais. Resolução do CNJ. Provimento dos Tribunais. As mudanças trazidas com o Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) CNJ, Nupemec e CEJUSCs
Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento.
[b] O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade, ética, Código de Ética, remuneração e supervisão.
 
5) Nova Lei da Mediação
 
II. CONCILIAÇÃO- CONCEITO, EVOLUÇÃO  E SUAS TÉCNICAS
 
1) Introdução
 
[a] Conceito e Filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial
 
[b] Conciliação ou Mediação ?
 
[c] Negociação. Conceito. Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração de interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados). Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
 
2) Conciliação e suas técnicas:
 
[a] Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, eclareimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo);
 
[b] Técnicas (recontextualização, identificação das propostas impícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade).
 
3) Finalização da conciliação:
 
[a] Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito...). Redação do acordo; requisitos mínimos e exeqüibilidade;
 
[b] Encaminhamentos e estatística.
 
III. MEDIAÇÃO , SEUS MODELOS E SUAS TÉCNICAS
 
1) A Mediação e sua origem:
 
[a] Introdução histórica;
 
[b] Panorama mundial;
 
2) As Escolas ou Modelos de Mediação:
 
[a] Os diferentes modelos e suas ferramentas: Harvard ou facilitativo, transformativo, circular-narrativo, avaliativo;
 
[b] A negociação cooperativa de Harvard (posições e interesses, aspectos emocionais que envolvem a negociação, solução ou soluções parciais ou totais.
 
3) Mediação e suas técnicas
 
[a] Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental;
 
[b] Etapas – Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo);
 
[c] Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
 
4) Áreas de utilização da Mediação
 
[a] empresarial, familiar, civil, penal e Justiça Restaurativa;
 
[b] o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
 
4 - O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos no processo de conciliação/mediação:
 
[a] Os operadores do Direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público, etc...) e a conciliação e a mediação;
[b] Papel e Resistência. Técnicas para estimular advogados  a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação;
[c] Contornando as dificuldades: descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
 
IV. ARBITRAGEM
 
a- Conceito
 
b- Características
 
c- Princípios
 
d -Histórico
 
e -Categorias
 
f- Modalidades
 
g- Convenção Arbitral
 
h- Árbitros
 
i- Sentença Arbitral
 
j -Legislação
 
 
V. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
 
RESOLUÇÃO 125  de 2010 DO CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA E EMENDAS  MANUAL DE MEDIAÇÃO JUDICIAL DO CONSELHO NACIONAL DA JUSTIÇA –CNJ  
 
AZEVEDO, André Gomma; CARVALHO e SILVA, Cyntia Cristina de.  Autocomposição, processos construtivos e a advocacia: breves comentários sobre a  atuação de advogados em processos autocompositivos. Revista do Advogado, São  Paulo, ano XXVI, n. 87.  
 
BACELLAR, Roberto Portugal. Juizados especiais: a nova mediação  paraprocessual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.  
 
____________. Atualidades Nacionais — Revista de processo — 95. 
 
BÊRNI, Duílio Ávila. Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória,  teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004.  
 
BURBRIDGE, R. Marc. (et al). Gestão de negociação: como conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.  
 
 
CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. Rio de Janeiro:  Forense, 2007.  
 
CARAM, María Elena; EILBAUM, Diana Teresa; ROSOLÍA, Matilde. Mediación: diseño de una práctica. Buenos Aires: Histórica, 2006.  
 
CARVALHO e SILVA, Cyntia Cristina de; AZEVEDO, André Gomma.  Autocomposição, processos construtivos e a advocacia: breves comentários sobre a atuação de advogados em processos autocompositivos. Revista do Advogado. São  Paulo: Associação dos Advogados de São Paulo, ano XXVI, n. 87. 
 
CEZAR-FERREIRA, Verônica A. da Motta. Família, separação e mediação: uma visão psicojurídica. 2. ed. São Paulo: Método, 2004.  
 
FIORELLI, José Osmir; MALHADAS JR., Carlos Julio Olivé; MORAES, Daniel Lopes de. Psicologia na mediação: inovando a gestão de conflitos  interpessoais e organizacionais. São Paulo: LTr, 2004. 
 
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como Chegar ao SIM : a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago  
 
GARCEZ, José Maria Rossani. Negociação. ADRS. Mediação. Conciliação e  arbitragem. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.  
 
GRINOVER, Ada Pellegrini; WATANABE, Kazuo; LAGRASTA, Caetano (coord.).  Mediação e gerenciamento do processo: revolução na prestação jurisdicional: guia prático para a instalação do setor de conciliação e mediação. São Paulo: Atlas,  2007.  
 
LAGRASTA, Valéria Ferioli. O gerenciamento de casos. In: FREITAS, Vladimir  Passos de, FREITAS, Dario Almeida Passos de (coord.). Direito e administração da Justiça. Curitiba: Juruá, 2006.  
 
LEMES, Selma Ferreira. Arbitragem na Administração Pública. Fundamentos  jurídicos e eficiência econômica. São Paulo: Quartier Latin, 2007.  
 
 
MATURANA, R. Humberto; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução por Humberto Mariotti; Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.  
 
 
MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos?: uma  reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2004.  
 
MOORE, Christopher W.O Processo de Mediação: estratégias práticas para a  resolução de conflitos. 2. ed. Tradução por Magda França Lopes. Artmed 
 
MUSKAT, Malvina Éster (org.). Mediação de conflitos: pacificando e prevenindo a violência. São Paulo: Summus, 2003.  
 
O CORPO FALA– Pierre Weil  Editora Vozes 
 
PARKINSON, Lisa. Mediación familiar. Tradução por Ana Maria Sánchez Duran. Barcelona: Gedisa, 2005.  
 
ROMANO, Michel Betenjane; POZZEBON, Gustavo R. Chaim. O papel do Ministério Público na pacificação de conflitos.  
 
In: GRINOVER, Ada Pellegrini;  
 
WATANABE, Kazuo; LAGRASTA, Caetano (coord.). Mediação e gerenciamento do processo: revolução na prestação jurisdicional: guia prático para a instalação do setor de conciliação e mediação. São Paulo: Atlas, 2007.  
 
ROSEMBERG, Marschall B. Comunicação não-violenta — Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora. 2003. 
 
 
SAMPAIO, Lia Regina Castaldi; NETO, Adolfo Braga. O que é mediação de conflitos. São Paulo: Brasiliense, 2007. 
 
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo:  Cortez, 2002.  
 
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008. 
 
VEZZULLA, Juan Carlos. Teoria e prática da mediação. Curitiba: Instituto de Mediação, 1995. 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Adolfo Braga Neto *


link lates: http://lattes.cnpq.br/6378753158526556
Minicurriculo: Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-graduação “lacto sensu” em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo Secretário Geral do Fórum Mundial de Mediação. Diretor Secretário do IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal. Vice-Presidente do CONIMA - Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem. Presidente do Conselho de Administração do IMAB - Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Membro da listas de árbitros e de mediadores de Instituições de Mediação e Arbitragem Brasileiras. Sócio da Oliveira Marques Advogados Associados. Membro da Comissão de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, secção São Paulo. Supervisor em Mediação do Setor de Mediação do Fórum de Guarulhos. Conciliador de 1ª Instância e assessor técnico do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes de São Paulo. Professor convidado de várias Universidades brasileiras e estrangeiras, do Ministério da Justiça de Portugal, de Angola, de Cabo Verde, , da Universidade de Sonora do México e do Centro de Resolução de Conflitos de Bremen – Alemanha, para capacitação de mediadores. Professor do Centro de Extensão Universitária - CEU, do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIMESP, COGEAE/PUC, da Escola Paulista da Magistratura – EPM e da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo – ESPM - Consultor da ONU e do Banco Mundial.


Ana Luiza Pretel *


link lates: Não consta
Minicurriculo: Advogada, Administradora de Empresas, Consultora Jurídica, Árbitra no Setor Imobiliário, Condomínios e Empresas, Mediadora e Conciliadora nos Setores Público e Privado, Palestrante, Professora sobre Métodos de Soluções de Conflitos em várias Escolas e Instituições, entre elas, a Escola Paulista da Magistratura, Escola Superior de Advocacia, Instituto dos Advogados de São Paulo, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Guarda Civil Metropolitana, Sócia e Diretora da PRETEL – Mediação e Arbitragem – Condominial e Empresarial, Precursora na Mediação Condominial. Pós Graduada em Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura- EPM e Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica- PUC; Autora de artigo cientifico publicado pela Escola Superior de Advocacia sobre “A Aplicação da Mediação nas Relações Cotidianas Condominiais”; colunista de revistas especializadas na área condominial; Membro das Comissões de Direito Imobiliário, Urbano e de Vizinhança da OAB-Pinheiros, Arbitragem da OAB-Jabaquara e do Conselho de Estudos de Resolução de Conflitos Empresariais – CERCE na Distrital Centro da Associação Comercial de São Paulo(ACSP); Participou da criação do evento para a Conscientização em Viver Bem em Condomínios em 2015, que foi incluído no calendário da Cidade de São Paulo.


Corinna Margarete Charlotte Schabbel *


link lates: http://lattes.cnpq.br/7702744476981035
Minicurriculo: Possui graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista, mestrado em Human And Organizational Development - Fielding University (1999) e doutorado em Human And Organizational Development - Fielding University (2000). Atualmente é sócio-gerente da COLIBRI - Assessoria em Gestão de Relações, e docente do núcleo de Pós-graduação da Uni-Anhanguera/Goiânia; NEAPC Núcleo de Estudos e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva de Porto Alegre; Curso de Especialização em Terapia Cognitiva da Faculdade de Medicina da UFMG; ex-docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Mackenzie e do Núcleo de Pós-graduação da UNIFEI. Tem experiência na área de Psicologia, atua na linha Cognitiva como coach, terapeuta e supervisora de alunos. Presta consultoria em casos de conflitos organizacionais, familiares, violência contra a criança e adolescentes. Mediadora de Conflitos


Eunice da Conceiçao Leite *


link lates: http://lattes.cnpq.br/0506556477335101
Minicurriculo: Advogada e mediadora, formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie e especializou-se em Métodos Consensuais de Solução de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura. Foi servidora concursada do Tribunal de Justiça de São Paulo de 1980 a 2013, sendo que a partir de 2002 instalou e dirigiu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância e Cidadania do Tribunal de Justiça de São Paulo. Integra o corpo docente da Escola Superior da Advocacia, do Instituto dos Advogados de São Paulo e do Instituto dos Profissionais em Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. É Membro da Comissão de Conciliação do Instituto dos Advogados de São Paulo e sócia diretora da empresa DIALOG Soluções Adequadas de Conflitos.


José Carlos Ferreira Alves *


link lates: Não Consta
Minicurriculo: Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Coordenador da Área de Formas Alternativas de Solução de Lides da EPM - Escola Paulista da Magistratura. Presidente da 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro do Conselho Supervisor de Juizados Especiais. Coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Presidente da Comissão criada pelo TJSP para tratar de assuntos relativos a grandes eventos. Irmão Mesário da Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo. Vice-Presidente da Diretoria do São Paulo Futebol Clube.


Lia Regina Castaldi Sampaio *


link lates: http://lattes.cnpq.br/8996455517469279
Minicurriculo: Advogada, Psicoterapeuta ,Administradora Hospitalar, Mediadora Privada e Mediadora Judicial.


Maria Auxiliadora Lima Serafim *


link lates: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4306319Y3
Minicurriculo: Instrutora em Mediação Judicial recertificada pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ Formação em Psicologia (1992); Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura de São Paulo(2008); Atendimento Psicológico em clínica (até 2002), Conciliadora/Mediadora no Cejusc Central (Fórum João Mendes) desde 2004; Expositora de Oficina de Pais e Filhos do Setor de Conciliação; Professora/palestrante nos cursos de capacitação em Mediação; Integrante da Comissão de Mediação da OAB Jabaquara/SP.


Maria Cristina Zucchi *


link lates: http://lattes.cnpq.br/7062421199046867
Minicurriculo: Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comparado pela Cumberland School of Law, Samford University, EUA. Professora Adjunta em Direito Constitucional Comparado na Cumberland School of Law, Samford University, EUA. Professora e coordenadora de cursos de graduação e pós graduação em Meios Alternativos de Solução de Conflitos – MASCs, na Escola Paulista da Magistratura no período de 1996 a 2009, e até hoje no Instituto dos Advogados de São Paulo e na Escola Superior da Advocacia da OAB de São Paulo. Professora nos cursos jurídicos de graduação e pós graduação nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, e na Faculdade de Direito da Fundação Padre Anchieta de Ensino. .Membro do Conselho de Administração da Conférence Internationale de Médiation Judiciaire – CIMJ, Paris, França. Membro do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro da Comissão Especial de Conciliação e Mediação da OAB de São Paulo.


Regina Affonso dos Santos Fonseca Ribeiro *


link lates: http://lattes.cnpq.br/2110814902820495
Minicurriculo: Possui Pós Graduação na Escola Paulista da Magistratura – EPM em Métodos Alternativos para Solução de Conflitos – Primeira Turma em 2009, graduação em Faculdade de Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982). Atualmente é Professora em Cursos de Pós Graduação em Arbitragem, Mediação, Conciliação, Negociação e Comunicação, membro da Comissão de Arbitragem da OAB S/P , membro da Comissão de Mediação do IASP _Instituto dos Advogados de São Paulo , conciliadora e mediadora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo- Primeira e Segunda Instâncias (desde 2005). Palestrante, Consultora ,Professora e/ou Coordenadora e/ou Monitora em diversos cursos em Meios Alternativos de Solução de Conflitos em especial: Conciliação, Mediação, Arbitragem, Negociação e Comunicação ESA - OAB SP, IASP, Universidade Católica de Santos, Dialog Soluções Adequadas de Conflitos ,entre outras Instituições cadastradas no NUPEMEC do TJ SP .


Ricardo Pereira Junior *


link lates: http://lattes.cnpq.br/3339570905751579
Minicurriculo: Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo/USP (1990), realizou cursos de especialização sobre o Sistema Legal Americano, na Universidade de Loyola de Nova Orleans, e de Administração Judicial, no Institute of Advanced Legal Studies na Universidade de Londres, é Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo/USP (2010). Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil, e Coordenador do Curso de Direito, perante a UNIP de São José dos Campos, e professor convidado da GV Law. Atualmente, é professor de pós-graduação na FAAP de São José dos Campos, da Escola Paulista da Magistratura, da Escola Superior de Advocacia da OAB e da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus, é também Juiz Instrutor do Conselho Nacional de Justiça. Ingressou no Judiciário em 1988, trabalhando em cargos internos até a aprovação em concurso para a magistratura, em 1992. Após experiências em comarcas de complexidade diversas, foi Juiz Diretor do Fórum de São José dos Campos, no biênio de 1999 a 2000. Atualmente, é Juiz Titular da 12ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Paulo, foi nomeado Juiz Coordenador da Central dos Oficiais de Justiça do Fórum João Mendes Jr., é membro da Comissão de Acompanhamento de Licitações do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Também foi nomeado Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Litígios e Cidadania da Capital (CEJUC), Juiz Supervisor dos Centros Judiciários de Solução de Litígios e Cidadania da Capital e Coordenador da Área de Formas Alternativas de Solução de Conflitos e Justiça Restaurativo da Escola Paulista da Magistratura.


Roberta Heinemann de Souza Aranha *


link lates: http://lattes.cnpq.br/5014038698219990
Minicurriculo: Mestre em Artes pela Unicamp (2010), Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - Unip (2012), Advogada, Psicóloga, Mediadora com Especialização em Mediação de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura (2006), Mediadora e Conciliadora judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Palestrante e docente dos cursos de capacitação em mediação e conciliação segundo a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça na Escola Paulista da Magistratura (EPM), Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo(IASP), Escola Superior da Advocacia da OAB/SP - (ESA), PUC - Cogeae/Dialog - Soluções Adequadas de Conflitos Ltda.




Valor do
investimento

R$ 950,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$ 950,00

2x de R$ 475,00 S/juros

3x de R$ 316,67 S/juros

4x de R$ 237,50 S/juros

5x de R$ 190,00 S/juros

Boleto Bancário

À vista R$ 950,00

Boleto R$ 950,00 + 1x de R$ 0,00 S/juros

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Lgo Pólvora, 141 - Liberdade - SP  -  (11) 3346-6800  -   faleconosco@esa.oabsp.org.br


Praça da Sé, 385 - 6º, 7º, e 8º andar - (11) 3291.8100

Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL